Wednesday, June 23, 2010

Bem-vindos ao Projeto "desacelerando pela Terra"

Objetivo

Desacelerando pela Terra é essencialmente um projeto de vida de duas pessoas com a intenção de, em todos os aspectos, levar adiante a idéia de diminuir drasticamente as emissões de carbono até gerar, durante pelo menos um ano, descargas inferiores a 2 (duas) toneladas anuais, enquanto viajam pelo mundo em busca de alegria, junto à natureza.

Conceitos e idéias

Está idéia não é nova. Já há no pensamento de vanguarda de vários países uma consciência, em franca disseminação, de que, junto com o acelerado desenvolvimento tecnológico para disponibilização de energias limpas, para evitar o colapso amplo dos serviços que a natureza presta a Humanidade é imprescindível que os indivíduos (e suas sociedades), reduzam drasticamente o seu consumo médio de energia.

Este conceito – ou movimento – de Desaceleração do consumo em defesa do equilíbrio do Planeta é conhecido na França com “Decroissant” e, em Inglês, como “downshifting”, termo que vamos adotar neste blog pela abrangência mais global que representa.

No Brasil também já há um grande movimento de vanguarda apontando nesta direção. Já em 1997 o Prof. J. W. Bautista Vidal nos oferecia uma ampla discussão sobre a equação “disponibilidade de energia X consumo”. No seu compêndio “A Reconquista do Brasil” (1997, Ed. Espaço e Tempo, RJ) ele expõe a fragilidade do Planeta com uma população superconsumidora de energia não renovável, e propõe uma série de soluções políticas e tecnológicas inéditas até hoje, ou muito pouco exploradas. Como exemplo, exaltamos a utilização extensiva do reator de fusão nuclear disponível principalmente no hemisfério Sul: o Sol (!).


Entretanto, como na maioria dos grandes países consumidores, no Brasil ainda predomina o entendimento que apenas o desenvolvimento tecnológico seria capaz de reduzir as emissões aos níveis toleráveis pelo Planeta.

Não obstante, uma visão ampliada que considera as Leis da Termodinâmica, concluímos que, mesmo com o desenvolvimento tecnológico acelerado que vivemos, não há perspectiva de disponibilidade de energia limpa para uma população já é, em média, superconsumidora e se comporta indicando desejo de aumento do superconsumo individual. Aumentando a pressão sobre os recursos, observa-se ainda que a polulação da Terra cresce rapidamente. Somos hoje aproximadamente 6,8 bilhões de habitantes.

Em adição a esta conclusão, o paradigma dominante do crescimento econômico faz a perspectiva de redução efetiva das emissões parecer uma frágil e longínqua idéia.

As Premissas do Projeto Downshifting for Earth

Acreditamos que o "crescimento econômico" em si, é um paradigma. Assim, assumimos que este não é essencial à Humanidade e, certamente precisa ser questionado quanto a sua contribuição ao real desenvolvimento das sociedades.

Além disso, acreditamos que e explosão de crescimento que as Sociedades experimentaram nos últimos séculos causou, e continua causando, prejuízos incontestáveis à Terra como o aquecimento global, o desequilíbrio generalizado e destruição em massa de muitos sistemas Naturais.

Outra premissa capital deste projeto é que nós amamos a beleza da natureza; que esta nos proporciona muita satisfação. Nós pretendemos viver com esta natureza antes que seja – possivelmente – devastada de maneira irreparável.

Isto pode conotar uma perspectiva egoísta do Projeto, e nós concordamos, é. No entanto, estaríamos falhando se insistíssemos que o objetivo seja apenas "proporcionar condições para as gerações futuras". Estamos certos de que a nossa proposta de convivência intensa com a natureza, fazendo-o com um footprint (termo utilizado para definir a emissão individual de Carbono) mínimo, contribuirá para a redução do superconsumo médio global e estimulará a discussão sobre a necessidade de downshifting. Isto deve resultar em efeitos positivos para os seres humanos que vivem no planeta e também para aqueles que ainda vão nascer.


Como vamos medir o atingimento do objetivo

A intenção deste blog é compartilhar nossas experiências e os progressos no caminho para a desaceleração no nosso consumo.

Depois de avaliar alguns métodos de calculo de footprint, nós escolhemos o Inglês “Britain’s Carbon Reduction Commitment” (BCRC) [©]. Empregando esta ferramenta, avaliaremos o nosso progresso antes de lançar e durante o projeto. Chamaremos estas medições de Downshifting Report.

Como referência inicial, a figura abaixo mostra nosso footprint médio calculado para o ano de 2007. Muito alto se comparado com a média do Brasil ou com o objetivo mundial, divulgado pelo BCRC:

Este elevado volume de carbono é principalmente relacionado a viagens a trabalho ao exterior, cerca de 5 por ano, muito comum a empregados Empresas e corporações internacionais. Mas também a utilização extensiva de veículo, consumo de equipamentos eletrônicos, de produtos importados e/ou com embalagens superdimensionadas, etc.


Além do Downshifting Report, teremos imenso prazer em atualizar nosso blog para compartilhar histórias, fotos e vídeos que certamente iremos recolher durante esta jornada, que é sem dúvida, a mais desafiadora que já assumimos, e que acaba de começar.

Interatividade e Aprendizagem
Como este Projeto é um desafio, sabemos que teremos muito que aprender até atingirmos o objetivo. Por isto, cada comentário seu, sugestão, idéia e crítica será absolutamente muito bem-vindo!

Conquista do Objetivo

De antemão, nós convidamos a todos, nossos amigos, downshifters e visitantes do blog para celebrar a atingimento do objetivo, quando este for atingido, que estabelecemos como:

Passar um ano, pelo menos, viajando ao redor da Terra, com alegria, à um footprint inferior a duas (2) toneladas de carbono por ano, por pessoa!


Muito obrigado pela sua visita e Bons ventos!

2 comments:

  1. Bons ventos ! Bons ventos ! Que não sejam de popa, pois são traiçoeiros ... Que sejam um través folgado ... ou um contra-vento não muito apertado ... daqueles que dá pra sentir a força do vento no rosto... sem ter que pular pra fora do barco gritando may-day may-day ! risos ... abração, CW & crew ...

    ReplyDelete
  2. Fala Francis e Quel !! A essa hora vocês devem estar acelerando (ao invés de desacelerando..risos) a pelo menos uns 800km/h em direção ao outro lado do mundo... para pousar suavemente num barquinho de meia duzia de pés ... Boa VIAGEM pra vocês ! Abraços do CW, Alê e Marianinha

    ReplyDelete