Sunday, February 6, 2011

Viajando com muito pouco $$ e consumo de carbono





Temos viajado pela Nova Zelândia de maneiras muito alternativas. Temos evitado até mesmo albergues, que em geral são as acomodações mais baratas por aqui, mas comparando com os albergues no Brasil, eles são muito melhor estruturados (com camas confortáveis, lençóis e toalhas limpas, cozinhas equipadas, carpete fofinho, chuveiro quente, sistema de aquecimento, etc.) o que justifica diárias em torno de NZ$25,00 por pessoa.


Porém , descobrimos maneiras incríveis e baratas de viajar: campings, huts (alojamentos de montanha), WWOOF e CouchSurfing (CS).


O Departamento de Conservação (DOC) da Nova Zelândia responde pelos parques e florestas do pais. Na cidade encontramos o i-site (centro de informações) onde encontramos toda a informação necessária sobre os atrativos do local e condições metereológicas - vale dizer que estamos longe o suficiente do ciclone Yassi que esteve visitando os australianos. Explorar os parques nacionais da Nova Zelandia significa fazer trilhas de 3 a 6hs por dia, escalar montanhas onde dormem os vulcões, descer rio de caiaque e deslumbrar com as belezas naturais que se apresentam, as paisagens são de tirar o fôlego. Nos parques e florestas o DOC disponibiliza campings e huts com preços que variam de NZ$4 a $32. Existe a possibilidade de passar uma temporada trabalhando como voluntário nesses huts. O voluntário recebe uma cabine e uma ajuda para alimentação em troca de 4hs de trabalho na manutenção do hut. Já visitamos parques nacionais Whanganui, Tongariro e Egmont; e estamos ansiosos para começar o nosso trabalho como zeladores de hut na floresta Whirinaki, na costa leste, na última semana de Fevereiro.





WWOOF uma organização mundial de fazendas orgânicas que intenta disseminar a cultura da produção de Orgânicos e do Comércio Justo. As fazendas cadastradas oferecem, em geral, acomodação e alimentação em troca de 4 a 5 horas de trabalho por dia. Já estivemos na fazenda Smart Organics e estamos nos dirigindo para mais uma semana em outra fazenda onde cultivam abacate, goiaba, tomatinhos, e criam pato, pavão e frango, tambem na região de Taranaki, no Oeste da Ilha Norte da Nova Zelândia. Com a Barbara, da Smart, aprendemos muito sobre produção de Orgânicos, sobre o conteúdo dos alimentos não-orgânicos e também sobre como gerenciar uma fazenda, uma enorme loja especializada em orgânicos, uma cozinha industrial e ainda, hospedar WWOOFers com muita hospitalidade, tudo isso quase SOZINHA. Na segunda quinzena fechamos wwoof na cervejaria orgânica Mike`s. Lá oferecemos trabalho de 4 horas em troca de alojamento, almoço e cerveja, estamos muito animados com isso, hehehhe



Já o CouchSurfing é uma organização que se dedica a por em contato viajantes e pessoas que gostariam de hospedar viajantes em suas casas. Já tivemos a oportunidade de ficar hospedados na casa de duas famílias Kiwis, convivendo com eles como se estivessemos em nossas casas, entendendo sua cultura, ouvindo suas historias, entendendo as questões políticas do País, cozinhando, etc. De fato, uma maneira eficaz de realmente conhecer um País, sua cultura, não se limitando aos pontos turísticos tradicionais, tudo com um baixíssimo custo!


Em breve, vamos publicar fotos e mais detalhes sobre estas interessantes e baratas formas de viajar que temos exercitado.


Boas Viagens a todos!







6 comments:

  1. francis e raquel,

    muito legal essa viagem de vcs....
    vcs são uma motivação pra realizar sonhos que parecem impossiveis de realizar.

    um abraço desde Austria

    giovanni o colombiano!!!

    ReplyDelete
  2. Fala Francis & Quel ! Puxa até que enfim vejo sinais de fumaça vindos do extremo oeste do planeta... Mandei um email pra turma do Infinty pra confirmar se chegaram bem e me falaram que sim e que entrariam em contato em breve... como o email nao chegou de volta, achei que Netuno tinha chamado vocês pra uma visita .. risos. Fico feliz que vcs tenham sido apenas batizados por Ele e julgados a tomar uma caneca de rum! uhuu! Estou mostrando as fotos do Pacifico Sul pra Mariana e pra esposa... Quem sabe um dia eu as convenco a explorar os 7 mares! bj grande e bons ventos pra voces. CW

    ReplyDelete
  3. Ficamos muito felizes que estejam acompanhando o blog. Nos desculpamos por demoras em responder e-mails jah que internet eh artigo raro e de luxo na atual conjuntura :-) Eh verdade. Temos celebrado Netuno com muita cerveja organica e sem ressaca, hehehe. Continuamos esperando vc e sua familia para uma grande velejada. Vento por aqui eh o que nao falta. Um abraco pirata!

    ReplyDelete
  4. Giovanni,
    Que bom que voce ve a nossa viagem como motivacao para realizaao de sonhos. Ficamos muito felizes com isso. Viajar com simplicidade foi a solucao que encontramos para a realizacao do nosso sonho.
    Saudacoes piratas!

    ReplyDelete
  5. Sou brasileira, e gostaria muito de poder participar de momento tão rico de integração, como faço?

    ReplyDelete
  6. Cara Renilda, você pode entrar em contato conosco, e podemos explicar com detalhes as informações que você deseja. Para trabalhar como vpluntaria em fazendas orgânicas na Nova Zelandia, ou mesmo no Brasil, sugerimos entrar em contato com a organização WWOOF, pela internet. Estamos sempre a disposição!
    Saudações dfE!

    ReplyDelete