Thursday, October 20, 2011

Praia do seu Sabu. O que eu tenho a ver com isso?



Esta é a praia do seu Sabu:


Esta pequena enseada fica no coração de Honiara, a capital das Ilhas Solomon. Chegam aqui toneladas de lixo como restos de barcos pesqueiros, plástico, pneus, etc. A maioria vem flutuando, do mar. 

Depois da II Guerra Mundial, milhares de navios e outros equipamentos de guerra foram abandonados em quase todas as ilhas do Pacífico. 
Mais tarde, a indústria pesqueira continua usando ilhas paradisíacas com "lixão".
Hoje em dia, até carcaças de computadores chegam aqui.

A Prefeitura de Honiara diz que seu Sabu deve tomar conta da sua própria praia - perguntamos por quê não se limpa a sujeira desta praia no "Honiara City Council". "Não há reciclagem de plástico ou pneus no País". Quase nenhum destes entulhos foi produzido nas Ilhas Solomon, e com certeza, as companhias que produziram estes plásticos e pneus, que exploraram os barcos pesqueiros aqui abandonados, já garantiram seus lucros com suas vendas.
Seu Sabu. Ele nos confessou que nos primeiros anos, tentou manter a praia limpa.  Mas....

Cansou.



Seu Sabu nunca teve um carro, não toma água engarrafada, mas sempre morou nesta pequena praia, que leva o seu nome. A cidade cresceu, o espremeu e a outras duas famílias entre uma avenida e a praia que, agora, tem toneladas de lixo. Dentre estes entulhos, muito pouco  foi produzido nas Ilhas Solomon.
Tentando analisar estes fatos do ponto de vista de causas e conseqüências, vejo que não há uma causa isolada para o fato de seu Sabu, como inúmeras outras praias no planeta, ter que conviver com esta sujeira toda. E isto é apenas um aspecto dos terríveis impactos desta poluição "sem dono".

A vida marinha neste local já não existe. A beleza do lugar é completamente ofuscada pela sujeira. A saúde das famílias que ali vivem é comprometida. Os conhecimentos tradicionais, a pesca, a contemplação da Natureza, tudo isto desaparece.
As causas, muitas. Mas vejo como principal, a velada  irresponsabilidade das corporações que vendem estes produto - pneus, plásticos, navios - sem nenhum preocupação com o final do ciclo de vida dos mesmos. A Bridgestone - e todas as outras fabricantes de pneus -  nunca fizeram NADA para evitar que o final dos seus produtos fosse este, como na foto, que eu mesmo tirei.

Pneu BRIDGESTONE na praia do seu Sabu. Ele nunca teve um carro.










Os fabricantes de embalagens e engarrafadores de bebidas agem da mesma forma. Os consumidores de todos estes produtos - NÓS MESMOS - não gozam de melhor reputação. Algo está muito errado nas nossas sociedades. 

Seu Sabu não consome água engarrafada. Talvez dois champus por ano. Também não compra água clorada...

Bem, o que cada um de nós tem a ver com isso?

Acho que vale a pena pensar:

A Companhia para quem trabalhamos se responsabiliza - com seriedade - por seus produtos até o fim do ciclo de vida de cada produto?

Quando o pneu do meu carro termina, eu garanto que o mesmo seja adequadamente reciclado ou eu, sossegadamente, o abandono na borracharia do seu Zé do Furo, que fica perto do Córrego Pneu Velho?






Como sempre, suas críticas, comentários, etc. são muito bem-vindas.


No comments:

Post a Comment