Wednesday, August 17, 2011

Post especial: CONTRAMÃO

Mesmo longe do Brasil, algumas notícias da nossa Terra preocupam muito. Acabo de ler no site do Mercado Ético que a presidente Dilma Rousseff publicou no Diário Oficial uma Medida Provisória (542) que reduz os limites dos parques nacionais Amazônia, Campos Amazônicos e Mapinguari com a finalidade de viabilizar a instalação dos reservatórios das usinas do Rio Madeira – Santo Antonio e Jirau – e de Tabajara.


Peço licença aos caros visitante deste blog, dedicado a reportar o nosso projeto de desaceleração, para desviar um pouco do nosso foco e chamar a atenção sobre este relevante assunto corrente na Terra brasilis.


A atitude da Sra Dilma Rousseff é contraria princípios básicos de áreas protegidas. Se foi determinada como protegida, foi a custa de muito esforço popular, base jurídica e comprovação cientifica de que esta área deve ser protegida. Não é aceitável, em nenhuma hipótese, que alguém deliberadamente ignore todos estes aspectos e edite uma Medida Provisória como esta - instrumento que tem sido usado como ferramenta para “legislar com as próprias mãos” - especialmente sendo a representante mor da sociedade, a Presidente da República.


A Sociedade brasileira pensante, se existe, tem que dar basta a estas condutas. Organizar-se agora para conter estes impulsos políticos e econômicos inconseqüentes. Universidades, Universitários, Professores, Institutos de Pesquisa, ONGs sérias, Políticos Sérios, Brasileiros Sérios, cientistas, todos temos que sair da nossa zona de conforto, discutir e AGIR considerando um futuro de pelo menos 20 anos, antes que outros brasileiros "não tão sérios" degradem ainda mais nosso País, como é claro, se pretende com esta MP.


Precisamos questionar paradigmas, pensar em reais alternativas energéticas, discutir francamente a redução absoluta de consumo de energia, e não permitir que se faça mais do mesmo. Hidrelétrica em área protegida foi a gota d'água.


O que cada um de nós pode fazer de concreto? Há inúmeras organizações no Brasil que já estão trabalhando nesse sentido, com ética e amparados pela ciência. Encontre, na internet, uma com a qual se identifique.

No comments:

Post a Comment