Avaliação de Corais nas Ilhas de Lelepa, Efate, Emae, Malekula e Espiritu Santo, Vanuatu.
"Giant Clam"
"Reef Shrimp"
Recifes de corais são tesouros biológicos dos oceanos. Vivem em corais maior variedade de plantas e animais do que em qualquer outro habitat oceânico. Ao longo dos anos, um vasto grupo de animais e plantas tornaram-se associados aos recifes de corais, criando um dos mais fascinantes, complexos e biologicamente diversos ecossistemas da Terra. Pelo menos 350 milhões de pessoas e um quarto da vida oceânica dependem de recifes de corais para a sua alimentação e sobrevivência (ref. www.reefcheck.com).

Peixe de coral "Sweet lips"
Os corais são celenterados, classe de animais que também inclui anêmonas e águas-vivas. São formados por milhares de pequenos pólipos agrupados em colônias que se aderem em superfícies rígidas do leito do mar. Corais são basicamente animais carnívoros e geralmente alimentam-se à noite. Durante o dia os pólipos estão retraídos em seus alojamentos e não são visíveis, mas à noite eles se expandem para a captura de pequenos animais. Por isso é somente durante à noite que podemos melhor observá-los em sua exuberância de formas e cores.
"Hard Coral"
Entretanto, a saúde destes ecossistemas infelizmente está em risco. Apesar da aparência robusta, os corais são frágeis e podem ser estragados por um simples toque gentil. Os impactos mais sérios, contudo, são os causados pelo toque nem um pouco sutil dos homens. A pesca em demasia, também conhecida como predatória e a poluição têm devastado numerosos recifes de corais em todo o planeta.
Durante as duas últimas semanas, a tripulação Infinity foi treinada e capacitada por Kattie Thomson da fundação Reef Check Vanuatu (www.reefcheck.org) para a avaliação de recifes de corais na região do Indo-Pacífico. O treinamento incluiu biologia, metodologia, categorias de substratos, identificação e contagem de indicadores de peixes, invertebrados, ação de predadores e doenças. Práticas in locco incluiu snorkel e mergulho em recifes de corais.
Coroa de Espinhos - Predador natural de corais.
Reef Check é uma organização não governamental internacional dedicada à recuperação e manutenção da saúde dos recifes de corais. A sua principal missão é o treinamento de voluntários para a monitoramento da condição dos recifes ao redor do mundo. Com os dados coletados, Reef Check atua na preservação de recifes e faz o seu devido gerenciamento.
"Pencil Urchin"
Os nossos snorkels e mergulhos que já eram visualmente incríveis, agora ganham um novo sentido: eles ajudam a preservar o maravilhoso ecossistema de recifes de corais!
Equipe do Infinity realizando avaliação de Recifes
" Giant Clam"
"Trevally" - alimentam-se de peixes de corais
Grande abraço a todos!
No comments:
Post a Comment