Wednesday, November 30, 2011

1 º ANIVERSÁRIO dfE! Um ano de vida desacelerada apreciando e aprendendo sobre o nosso planeta




O Projeto Desacelerando pela Terra (dfE) tem a honra de compartilhar com todos os nossos visitantes, amigos, familiares e simpatizantes, a nossa felicidade pela conclusão do primeiro ano de viajem na Oceania e Sudeste Asiático, com baixa pegada ambiental!
De acordo com os objetivos que traçamos no início do projeto, conseguimos reduzir drasticamente as nossas emissões de carbono de cerca de 30 para 4 ton/ano/pessoa (t/a/p). No entanto, ainda estamos cerca de 100% ACIMA nossa meta de 2 t/a/p.
Mesmo com os nossos esforços para chegar a esse nível, há aspectos da viagem que não nos permitiram reduzir até o valor recomendado pelas Nações Unidas. Atribuímos este fato principalmente ao consumo de combustíveis fósseis - embora viajamos primordialmente em barcos à vela, o motor é usado quando o vento não é "velejável" -, a nossa dependência em relação ao serviços bancários, o consumo de produtos industrializados e não-sazonais e/ou importados, além de nossa inclinação para socialização nos muitos lugares que visitamos que, muitas vezes, acontece em bares e restaurantes.

Concluimos que, para alcançar o valor planejado de emissões de carbono, devemos viajar  menos (ou distâncias menores) ou planejar cuidadosamente a compensação de mais 2 t/a/p, com o plantio de árvores - por exemplo. Assim, o próximo período do projeto dfE deve considerar esses aspectos.

Tão importante quanto a preocupação sobre as emissões de carbono, queremos partilhar a nossa alegria na aprendizagem dos grandes aspectos culturais adquiridos nesta viajem. Em lugares como Nova Zelândia, Fiji, Vanuatu - considerado o País mais feliz do mundo, em 2006 -, Utupua Island nas Ilhas Solomon, tivemos experiências vivenciadas com as comunidades locais que possuem valores como a partilha, que têm profundo conhecimento e respeito pela relação entre ser humano e natureza, desapego material, simplicidade, o respeito aos antepassados e uma hospitalidade muito sincera. Tudo isso é comumente observado entre a maioria dos habitantes do interior ou ilhas remotas que visitamos, que vivem de fato com imensa felicidade.
Nós compreendemos a grandeza de viajar lentamente e em contato real com a população local, o que poderíamos chamar de turismo significativo, onde há tempo para troca de conhecimento, imersão cultural  e cooperação mútua. Acabamos descobrindo a imensa riqueza deste tipo de viagem se comparada ao turismo típico, que, em geral, demanda alta emissão de carbono em vôos, deslocamentos longos em prazos curtos, contratação de agências e hotéis de luxo. Além disso, em geral não promove  desenvolvimento local que não seja o monetário. Correria não combina com baixa pegada ambiental. 
Para terminar este primeiro ano de vida desacelerada, queremos agradecer muito ao Infinity - uma experiência de vida verdadeira -, a cada um que tenha visitado o nosso blog e nos tenha dado uma palavra de incentivo. Além disso, queremos agradecer calorosamente a nossos amigos e família, que incondicionalmente e entusiasticamente apoiaram nosso projeto. 
Por tudo isso, podemos considerar o Projeto dfE é um grande sucesso!
Nossas palavras especiais a todos aqueles que - tendo nos enviado feedback ou não - de alguma forma se sentiram encorajados por nós a refletir sobre suas emissões de carbono, ou em qualquer tipo de mudança da vida. Queremos enfatizar que acreditamos que todos sejam capazes de realizar qualquer sonho, qualquer mudança. Os primeiros passos são tomar consciência, calcular a sua pegada ambiental, sonhar bastante, decidir que tipo de estilo de vida melhor se adequa às suas descobertas e princípios! Depois disso, ser confiante, coerente, planejar e executar! Funciona!
Como o ápice do nosso primeiro aniversário de projeto, gostaríamos de partilhar uma das mais belas lições que aprendemos nesta viagem: O chefe da aldeia Sangava, na remota ilha de Emae, Província de Shefa, no pequenino país Vanuatu, sabiamente nos ensinou o que ensina ao seus aldeões: apesar dos impactos das mudanças climáticas já serem  sentidos em sua ilha - os ilhéus já começaram a ser realocados devido à elevação do nível do mar - ele conclama toda a comunidade para viver a sua vida com muita alegria, sem medo, sem deixar de encarar as ameaças que são cada dia mais evidentes.
Esta lição foi, e é, um tônico para o nosso projeto maior: viver num Planeta justo e sustentável - e às vezes parece impossível de realizar. Mas nós concordamos com o Chefe de Sangava, e isso nos mantém otimistas. E vemos que o que este nobre chefe declara, se encaixa em qualquer projeto ou sonho. 
Mesmo quando se exige quebra de paradigmas, se encontram dificuldades extremas, a melhor atitude é enfrentá-las todas, sem medo, com alegria.
Desejamos neste próximo ano um tratamento muito melhor para a Terra, para a Natureza e para todos os Humanos!
E ótimos ventos a cada um de nós!
E é claro que sim! Ficaremos muito felizes com seus comentários, elogios, críticas, feedback. Todos bem-vindos!

4 comments:

  1. Sensacional, meus parabens a vcs 2! Que venha o segundo ano, muitas novas historias e aprendizados! Grande abraco, Eduardo Pedroso

    ReplyDelete
  2. Caríssimo Pedroso, ficamos honrados com tua visita no blog e ainda mais com teu comentário. Também desejamos um maravilhos 2012 e que quem sabe nos encontramos na Asia! Um grande abraço!

    ReplyDelete
  3. Francis e Raquel...

    Como família, sua alegria nesta conquista é nossa alegria também. Parabéns, não se acha em qualquer lugar pessoas que deixam sua zona de conforto para viver experiências tão enriquecedoras e passá-las adiante.

    Desejar felicidades me parece chover no molhado.

    ReplyDelete
  4. Ficamos felizes que esteja curtindo, esta é a recompensa para o nosso projeto. Que possamos inspirar familiares e amigos a desacelerarem seus consumos e ajudar o planeta a sair da rota de colapso. Um forte abraço!

    ReplyDelete