Monday, February 6, 2012

REFLEXÃO SOBRE MEIO AMBIENTE NAS FILIPINAS



Do ponto de vista ambiental, Filipinas tem muito o que fazer. Embora os Filipinos parecem  estar conscientes sobre aquecimento global, seu desejo explícito por consumir muito sinaliza a falta de compreensão sobre a interrelação entre a demanda individual e  seus impactos, não sendo exceção à maioria dos habitantes dos países industrializados e em desenvolvimento.


As cidades são superlotadas de veículos.
As cidades das Filipinas que conhecemos parecem muito com as do ocidente no que diz respeito à poluição atmosférica, sonora e visual. As cidades são congestionadas, muito sujas e poluídas - muitas pessoas usam máscaras nas ruas. No entanto, alguns aspectos da cultura que precederam as invasões ocidentais permanecem, por exemplo, comida. Filipinos comem muito arroz e peixe.


Esta pequena ilha, próxima a grande ilha de Cebu é lotada de
 casas e com sistema de saneamento precário.
No ônibus intermunicipal é comum termos que dividir o assento com carangejos vivos, transportados em baldes.
É muito comum também o transporte dos itens mais curiosos sobre motocicletas.
Quase toda a nossa bagagem em uma viagem de motocicleta.
É possível hospedar-se em pousadas, à beira mar, com uma motocicleta inclusa . Tudo por 13 dólares. Mas a manutenção (neste caso troca do cabo de freio) fica por conta do hospede/usuário. Diversão assim mesmo.


Afastando-se dos centros urbanos, técnicas de construção tradicional são predominantes, principalmente em  bambu e folhas de palmeiras. A natureza ainda é exuberante, apesar de uma parte relevante de floresta já ter sido derrubada e a pesca com dinamite ainda é tolerada.
Há uma explosão populacional acontecendo aqui. São 100 milhões de Filipinos, em sua maioria jovens. Isto perfaz uma densidade populacional de 330 pessoas por km ² distribuída entre mais de 7000 ilhas. Impressionante. Mesmo com milhares de km de costa, inúmeras baias, canais, rios e lagos, não vimos nenhum barco ou canoas à vela. O transporte de passageiros e cargas são baseados em veículos movidos a combustíveis fósseis. Além disso, é comum encontar tarifas de barcos rápidos mais caros do que tarifas aérea, por isso, é comum voar entre ilhas ao invés de viajar de barco.
Por outro lado, há um aspecto importante no transporte terrestre nas Filipinas que deve ser ressaltado. Como exemple, viajamos muito usando, sempre que possível, os meios mais populares. Jeepney é um deles. Legado da II Guerra Mundial, jipes foram deixados para trás ao final da guerra e imediatamente aproveitados pelos locais que os estendiam para acomodar muito mais pessoas. Com entrada pela parte de trás do veículo, dois longos bancos e janelas amplas e com cortinas de lona.  Entramos um jeepny, pagamos US $ 0,50 para percorrermos 40 km. Quando entramos, julgamos que ali caberiam uns 12 passageiros. Quando o motorista parou de recolher mais pessoas, havia 32 humanos no Jeepny! Sentiu o aperto? Mas foi muito divertido! Não é raro fazer bons amigos nestas situações.

Este é um "Jeepney". Não conseguimos contar quantos estão embarcados aí.

Neste Jeepney viajamos 40 km em 32 pessoas.
Quando entramos pensamos que caberiam umas 12 apenas.




Também muito comum são os triciclos (ou tuk-tuks). São motos  - em geral de 125cc - com um side-car que tem assentos, porta-malas, teto, tudo utilizado para carga e passageiros. Mais uma vez fizemos a aposta de quantas pessoas caberiam neste veículo. Quatro foi o veredicto. Depois de um tempo, não foi difícil encontrar triciclos com 12 ( D - O - Z - E ) Filipinos dentro (e em cima, ao lado, pendurados, etc) de um único triciclo, além de alguns pacotes.


Em Cebu City, contamos até 12 pessoas num único triciclo. Neste daí, tivemos a sorte de poder nos encontrar com o Capitão Clemens, do Infinity, e FAmília. Claro que nos aventuramos juntos (6 mais o piloto) num triciclo até uma cachoeira.  

Apesar de tudo isso parecer ser perigoso, especialmente quando as regras de trânsito são escritas "na buzina", durante 2 meses não testemunhamos qualquer acidente. A maioria dos motoristas é cuidadosa e dirige devagar. No final, este excesso de carga conta positivamente para as Filipinas com um meio de frear os efeitos do aquecimento global, uma vez que as pessoas abrem mão do conforto em benefício do uso mais eficiente da energia.


No triciclo com Rhian, filha do Capitão Clemens e Sage. A Rhian é a menina que nasceu dentro do dingue, no convés do Infinity, em Maio de 2011. Ela está muito esperta e saudável. Continua vivendo com os pais no veleiro.
O lixo é um problema. Utensílios e embalagens descartáveis para pequenas frações são extensivamente utilizados para qualquer finalidade. Pouco do plástico descartado é reciclado. Refeições são vendidas em sacos plásticos; luvas de plástico para vender água e comer já que muitos não usam talheres, saco plástico para cobrir o prato, canudos de plástico para cada bebida, plástico, plástico e plástico .. . argh!. Embora os typhoons e as inundações são mais freqüentes a cada ano, as autoridades continuam adiando discussões climáticas e as pessoas, movidas pelo consumo.
Quando mergulhamos em Malapascua observamos muitas algas, pneus e plástico, além de  surtos de crown-of-thorns, já que os inimigos naturais foram devastados.

Crown of Thorns, espécie de estrela do mar que come corais.
Inimigos naturais foram devastados.

Um crown-of-thorn come duas vezes o seu próprio tamanho de um dia, o que ameaças drasticamente o eco-sistema dos corais. Micro-partículas de plástico se misturam ao plâncton afetando toda a cadeia alimentar dos oceanos. A pesca com dinamite também destrói grande parte da vida marinha.


Apesar de parecer um coral artificial, e até servir de abrigo para alguns peixes, pneus e outros entulhos pernacem por centenas de anos liberando lentamente toxinas e microparticulas, que contaminam a água e toda a cadeia alimentar do região, incluindo plânctons.
Agora estamos em uma balsa em direção a Bohol, Ilha onde se encontram as Chocolate Hills, muitos terraços de arroz, praias desertas e o tarsier - um dos menores primatas do mundo com 10 cm de altura! Vamos lá!

1 comment:

  1. Excelente, amigos! Ler é viajar com vocês.
    Contineum postando.
    Saudade.
    Val

    ReplyDelete