Thursday, June 21, 2012

TRABALHANDO EM FRENTES PLURAIS

Saudade por uma boa causa.

Pela primeira vez em 19 meses neste empreendimento para a sustentabilidade, separamos a equipe dfE. Como estamos atingindo o fim deste primeiro ciclo de aprendizagem no exterior, e, o que aprendemos até agora levou à necessidade de recolher mais conhecimento específico e profundo, trabalhar em diferentes frentes provou ser necessário para sermos mais assertivos.

História, arqueologia e antropologia são claramente aspectos fundamentais para a compreensão das sociedades contemporâneas e suas questões, quer sociais, ambientais ou espirituais.

Por isso, Raquel foi para a China onde vai, por cerca de 3 semanas, estar em Xi'an, onde a cultura chinesa antiga ainda pode ser sentida no ar. Há também os guerreiros de Terra-cota, um impressionante monumento de fato relevante para a compreensão das sucessões de dinastias da China, além do desenvolvimento histórico e contexto atual.

Em outra frente, mais associada a alternativas sustentáveis para a vida humana na Terra, vou permanecer esse período na Tailândia, para um curso de Design em Permacultura (PDC), oferecido pela Panya Project, localizado no novo site Sikhiu, uma fazenda chamada Rak Tamachat.

Permacultura é um interessante conceito, "descoberto" por nós há pouco tempo e que parece ser uma excelente alternativa para muitas questões humanas, como desordem social, degradação do meio ambiente global e local, bem como o vazio espiritual (não religiosa) ou a desconexão da sociedade com a vida. Pode parecer "mágica", mas não é. Permacultura é natural. Vale a pena conhecer este assunto.

Em breve vamos escrever um post dedicado e mais abrangente sobre Permacultura, que parece ser onde vamos concentrar boa parte da nossa energia daqui para a frente. Claro, queremos compartilhar tudo isso como quem se interessar.

Uma outra iniciativa do dfE serão as viagens à pé. Podemos chamar este projeto de "Santiago de Compostela em todo o lugar". Eu, pessoalmente, gosto da idéia de viajar longas distâncias a pé. Então, como um lançamento desta empreitada, vou fazer parte da viagem para a fazenda onde será o PDC caminhando, por cerca de 20 km. Vou certamente relatar como foi.


Literalmente, pé na estrada...


Em 9 de julho, voltaremos a nos juntar, em Beijing (Pequim), para participarmos de um projeto de 40 dias patrocinado pela UNESCO: World Heritage Volunteers. Atuaremos como voluntários para diversas atividades em três locais diferentes: na Grande Muralha, o Monte Sanqingshan, e Qufu. Voluntários internacionais e chineses vão ensinar adolescentes sobre a história e o significado dos 3 sites, a sua importância como Patrimônio Mundial, bem como Confucionismo. Também realizaremos trabalhos prático de desenvolvimento e manutenção destes patrimônios históricos tombados pela UNESCO. Estamos muito ansiosos para este projeto!

Novos posts em breve!

Francis (na Tailândia, com um olho na Rio +20)

No comments:

Post a Comment