Saturday, September 29, 2012

3º Relatório de Pegada Ambiental



Relatório gráfico de emissões. 
Nesta fase do nosso projeto de desaceleração, o atingimento da redução em emissões de carbono não se parece muito com objetivo do começo do projeto. Durante os três primeiros semestres tivemos de fato uma grande redução, sempre perseguindo a meta proposta de 2 toneladas / ano / pessoa. No entanto, não conseguimos manter tal nível devido principalmente os deslocamentos de veleiro quando não havia vento – usando então o motor – e quando sobretudo viajando em terra ou voando, o que tentamos minimizar, mas não foi sempre possível. Sinceramente, não estamos muito satisfeitos com nossas emissões atuais, mas esta é a verdade que temos de enfrentar.

Essa realidade nos revelou que, mesmo com esforçando para evitar vôos e movimentos desnecessários, sempre que se viaja utilizando transporte a base de combustíveis fósseis, as emissões serão provavelmente maiores do que nosso objetivo.

Recuperação de móveis antigos. Apesar das emissões maiores do que desejamos, continuamos perseguindo maneiras de viver com baixo impacto ambiental.

Uma vez decidido que viajar seria um aspecto importante da nossa jornada pela vida simples e sustentável, agora temos de enfrentar e buscar alternativas para esta realidade. Uma opção que consideramos agora é compensar as emissões deste período quando voltarmos a nos estabelecer em algum lugar.

Enquanto não nos estabelecemos, seguimos voluntariando em
comunidades que buscam sustentabilidade.
Aqui, ajudamos na contrução de uma estufa para produção de comida no
inverno e silvicultura, em Fiumicino, na Itália.

A estufa pronta, construida com 100% de materiais reciclados,
encontrados na propriedade onde voluntariamos.

A compensação deve assegurar o seqüestro de carbono em quantidades pelo menos equivalentes às nossas emissões dos dois anos em que estivemos viajando. Para isso, estamos realmente empenhados em planejar e conseguir contrabalançar todo o necessário em nosso próximo assentamento e talvez, compensar todas as nossas emissões causadas por nós desde o nosso nascimento. Por que não?

Uma maneira de contribuir com o desenvolvimento holístico das nossas sociedades é participar ativamente na educação. Nossa equipe dfE ensinou conceitos de Ecologia e preservação de Patrimonios Histórico e Cultural para mais de 250 jovens estudantes na China,
por sete semanas, em associação com a UNESCO e com a
CSETC (Chinese Society of Education Training Center).

Algumas pessoas podem agora estar perguntando "por que tanta preocupação com emissão de carbono?"

Bem, tendo ou não esta questão agora, todo esse debate leva para o próximo post, que estará publicado em muito breve: "As mudança climática são uma falácia".

Obrigado pela leitura!

Comentários, críticas, gabaritos. Todos bem-vindos!

Equipe dfE

Transformando entulho em alimento para a horta:
O  genial "Canteiro de Holzer".
Em Fiumicino, Itália

No comments:

Post a Comment