Wednesday, May 11, 2011

Relatório de Pegada Ambiental


Neste mês de Maio, vamos inaugurar um relatório periódico de pegada ambiental a ser publicado no nosso Blog. Pretendemos atualizar semestralmente, como parte do acompanhamento do nossa meta numérica de emissão de CO2, que é reduzir nosso consumo para, no máximo, 2 toneladas de carbono por ano por pessoa (CO2 = 2 t/y/p)


VER RELATORIO AMPLIADO


Tivemos dificuldade em realizar este calculo até aqui, pois precisamos estar on line para faze-lo, já que escolhemos a ferramenta www.carbonfootprint.com, que só permite o cálculo quando conectados a Internet.


Escolhemos uma forma de apresentação didática para o Blog. Entretanto, se alguém se interessar por detalhes de como realizamos os cálculos, teremos prazer em compartilhar.


Analisando os nossos resultados, consideramos que tivemos um grande progresso desde que começamos a planejar nossa desaceleração do consumo. Reduzimos de uma média acima de 30 toneladas por ano, em 2007, para atuais 3 toneladas. Uma redução de 10 vezes! Entretanto, ainda não atingimos nosso objetivo de 2 toneladas ao ano. Precisamos reduzir ainda 50% do que emitimos hoje.


Até aqui, pudemos auferir que a redução atingida se deve principalmente a diminuição drástica de vôos, de consumo em bares e restaurantes, a venda dos automóveis, comunalização da moradia, compra de alimentos locais e sazonais, obtenção de roupas e equipamentos apenas de segunda mão e se muito necessários.


Entendemos também que não conseguimos atingir nossa meta por estarmos ainda consumindo muito Diesel nos deslocamentos do Infinity, quando da ausência de vento ou em aproximações a terra. Por motivos de segurança ou compromissos previamente agendados, precisamos utilizar o motor nestas ocasiões. Por conta disso, temos gerado nos últimos meses emissões em torno de 0,95 ton/ano/pessoa. Entretanto, temos uma previsão otimista de consumir menos Diesel nos próximos meses, pois devemos permanecer em Fiji, sem muitos deslocamentos.


Ainda assim, para atingir nossa meta, precisamos reduzir mais o consumo de alimentos e bebidas importados, de gasolina para pequenos deslocamentos com os dingues e utilização de taxis. No caso de bebidas, começamos a produzir cerveja no barco. Nosso primeiro lote foi produzido no mês passada, e a primeira garrafa deve ser aberta neste final de semana. O tipo de cerveja que escolhemos para esta primeira tentativa é a Porter Chocolate Mahogany. Estamos com grande expectativa para experimentar nossa primeira produção!


Se der certo, diminuiremos muito o consumo de itens industrializados.


Um grande abraço a todos!


Francis e Raquel

No comments:

Post a Comment