Há, de fato, uma onda de branqueamento dos dentes que usa principalmente bicarbonato de sódio combinado à alvejantes, o que levou à discussões sobre o uso de ácidos branqueadores sem supervisão do dentista e suas contra-indicações ao esmalte do dente.
O bicarbonato de sódio é um composto alcalino fraco usado na preparação de vários alimentos e tem excelentes qualidades bucais. O bicarbonato limpa, combate o mau hálito, remove as placas que contribuem para a formação de cáries e contribui para a saúde bucal geral. Em pequenas quantidades, pode até ser ingerido pelas crianças pois não é tóxico.
![]() |
Eduarda Christine (5 anos) comenta: "a pasta é salgadinha, eu gostei!" |
A desvantagem é que, se utilizado repetidamente, em grande quantidade, ao longo do tempo, é ligeiramente abrasivo ao esmalte dos dentes1. Mas o efeito abrasivo é amenizado se usado em pequenas quantidades (bolinhas de 2 mm do creme dental), escovação leve (sem muita pressão da escova contra os dentes) e/ou aumentando a quantidade de ervas na receita.
Por outro lado, as pastas de dente convencionais existentes no mercado levam muitos químicos e alguns deles comprovadamente cancerícenos como o lauril sulfato de sódio e sacarina, por exemplo. Em relação a isso, o creme dental natural é uma alternativa mais segura e saudável.
Como dito acima, aumentar a quantidade de ervas é uma forma de diminuir a quantidade de bicarbonato à cada escovação. Já testamos com até 4 partes de ervas e 1 de bicarbonato e funcionou muito bem (veja receita abaixo). Além do mais, existem muitas outras receitinhas de creme dental natural sem bicarbonato, usando argila como base, por exemplo2.
De
qualquer maneira, sugerimos pesquisar sempre em fontes diferentes,
observar os efeitos no seu corpo, testar e alternar suas receitas de
creme dental.
Agradecemos
as visitas ao blog,
Hálito
puro e saúde para todos : )
1http://www.md-health.com/Brushing-Teeth-With-Baking-Soda.html
2http://www.keeperofthehome.org/2012/10/homemade-clay-toothpaste.html
-----------
RECEITA
SIMPLES DE CREME DENTAL NATURAL
Adicione
uma colher de sal marinho, bicarbonato de sódio, água e erva, uma
porção de cada (opções de ervas: cravo esmagado, hortelã, menta,
erva-doce, sálvia, camomila, funcho, alecrim ou mirra). Esmague-os
num pilão até obter uma textura de pasta.
Uma escovação leve (sem muita pressão sobre os dentes) com uma pequena quantidade do creme dental (bolinha de 2mm de diâmetro) funciona muito bem.
Dica: para ter um creme mais herbal sugiro usar uma mescla de ervas. Neste caso vão 4 partes de ervas, 1 parte de sal marinho, 1 parte de bicarbonato de sódio, 1 de água e aproveite os benefícios!
Uma escovação leve (sem muita pressão sobre os dentes) com uma pequena quantidade do creme dental (bolinha de 2mm de diâmetro) funciona muito bem.
Dica: para ter um creme mais herbal sugiro usar uma mescla de ervas. Neste caso vão 4 partes de ervas, 1 parte de sal marinho, 1 parte de bicarbonato de sódio, 1 de água e aproveite os benefícios!
Obrigada Raquel!
ReplyDeleteEliane Firmiano
Um leitor nos perguntou, através do Youtube o seguinte
ReplyDelete"Sal + Bicabornato? Isso é natural?" Realmente está é uma dúvida comum, que também já tivemos.
r
Gostariamos de compartilha resposta com todos.
SAL: Sim, é natural. Basta coletar água do mar, deixar evaporar e o que restar é basicamente Cloreto de Sódio (NaCl) ou, popularmente, sal de cozinha. Portanto, natural.
Bicarbonato de sódio (NaHCO3), é também conhecido em inglês como baking soda, bread soda, cooking soda. O nome deriva do latim, "saleratus", que vem de "sal aerado".
É utilizado pelos humanos a muito tempo, principalmente para processamento de alimentos como fermento para bolos e pães. É também utilizado medicinalmente como anti-acido, anti-gripal. Portanto, pode ser ingerido por humanos (desde em quantidades recomendadas). Pode ainda ser usado para muitas outras finalidades: higiene pessoal com desodorante, anti-septico, shampoo, na agricultura como biopesticida, etc.
Pode ser obtido através de um processo industrial complexo conhecido com Processo Slovey.
Entretanto, é encontrado naturalmente em fontes de água mineral ou em grandes depósitos, que podem ter sido gerados no período do Eoceno (55 a 40 milhões de anos atrás), principalmente no estado do Colorado, nos EUA. Estas reservas podem suprir o consumo humano (nos níveis atuais e projetados) por milênios. A quase totalidade do Bicarbonato de Sódio consumido hoje vem destes depósitos e é, portanto, de origem natural.
Saudações,
Francis